juntos somos mais fortes

https://gyazo.com/c9993d9a6ca5746372dc06b9e92b3a1d
  • Recente

    terça-feira, 22 de junho de 2010

    E se acabar tudo empatado no grupo?

    Chama-se empate perfeito. É o nome que a FIFA dá ao caso de as equipas terminarem a fase de grupos empatadas. Depois disso, e se tudo permanecer inalterado, terá de recorrer-se a um sorteio.




    Em caso de empate de pontos entre duas ou mais equipas, o primeiro critério de desempate é o saldo de golos. Segue-se os golos a favor. Caso a igualdade persista, os mesmos critérios são usados, mas considerando apenas as partidas entre as selecções empatadas. E se tudo se mantiver na mesma está-se perante o empate perfeito.
     

    Mas há, ainda, um quarto factor de desempate: o sorteio. Pela primeira vez num Campeonato do Mundo uma selecção pode avançar para a próxima fase, os oitavos-de-final, vendo o seu nome sair de dentro de um pote. E os resultados de seis dos oito grupos foram tão idênticos nos primeiros dois jogos que, após a última jornada, as selecções podem terminar todas empatadas nos pontos, na diferença de golos e nos golos marcados - mesmo nos jogos entre si.
     

    Está previsto, no entanto, que uma selecção avance na prova pelo acaso do sorteio, como diz o Artigo 39 do Livro da FIFA nos regulamentos do Mundial, algo que nunca foi utilizado até hoje.
     

    Jogos de desempate ou play-off foram utilizados para definir a passagem à fase eliminatória no Mundial até 1958. Com o acréscimo de equipas de 16 para 24 e, mais tarde, para 32 foram criados estes seis critérios.

     
    O porta-voz da FIFA, Nicolas Maingot, disse que "o caso de empate perfeito entre várias equipas poderia ocorrer em seis dos oito grupos" do Mundial da África do Sul, referindo-se aos Grupos A, C, D, F, G (de Portugal) e H. Aqui pode haver necessidade de recorrer a um sorteio, que terá lugar no Soccer City, em Joanesburgo, no mesmo dia em que o calendário de cada grupo terminar.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Traffic Exchange