juntos somos mais fortes

https://gyazo.com/c9993d9a6ca5746372dc06b9e92b3a1d
  • Recente

    quarta-feira, 14 de julho de 2010

    Benfica história IX - Anos 90 (o benfica recente)

    O Benfica recente: Os anos 90

    A década de 90 revela já duas facetas distintas. No início deste período, o Benfica dá ainda seguimento à veia ganhadora dos anos 80. Domina o futebol, conseguindo resistir à pressão de uma nova conjuntura que se instala no futebol português. Após a época de 1993/94, o Clube é incapaz de resistir e isso reflecte-se no futebol e nos resultados do eclectismo, resultando numa clara diminuição de títulos conquistados.

    1990/91
    O Benfica vence o Campeonato Nacional de futebol. Em destaque, o treinador Sven Eriksson, pela segunda vez no Clube , bem como o goleador Rui Águas, melhor marcador do Nacional. A equipa de Hóquei em Patins vence a  Taça de Portugal e a Taça CERS. São ganhos, entre outros, os campeonatos nacionais das seguintes modalidades: Lutas Amadoras, Natação Masculina, Râguebi, Ténis Feminino e Voleibol.

    1991/92
    Em 24/04/1992, Jorge de Brito é eleito Presidente da Direcção. A equipa de futebol é vice-campeã nacional e participa na I edição da Liga dos Campeões.  O Benfica vence vários títulos noutras modalidades: os campeonatos nacionais de Hóquei em Patins, Lutas Amadoras e Ténis; a Taça de Portugal em Voleibol e a Supertaça de Hóquei em Patins. Em Basquetebol, vence o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal, a Supertaça e obtém 3 vitórias na Taça da Europa.

    1992/93
    A equipa de futebol repete o vice-campeonato Nacional e vence a Taça de Portugal.  Em destaque uma nova aquisição - João Pinto. Paulo Futre e Vítor Paneira têm um desempenho de grande nível na final da Taça. O Clube vence o Campeonato Nacional de Natação Masculino, a Taça de Portugal e a Supertaça em Bilhar, a Supertaça de Hóquei em Patins e o Basquetebol obtém  4  vitórias na Taça da Europa, vencendo em Portugal o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Taça da Liga. É no ano de 1992 que se introduz  no Clube a modalidade de Taekwon-Do.

    1993/94
    Após 2 épocas sem alcançar o título e depois de um 'defeso' muito agitado, com a polémica deserção de alguns jogadores,  o Benfica vence o seu 30º Campeonato, após vitória por 6-3 no campo do Sporting. É semi-finalista na Taça das Taças. Em 07/01/1994, como consequência da agitação provocada no Verão de 1993, Manuel Damásio é eleito Presidente da Direcção.  Em Natação Masculina, o Clube vence o 6º Campeonato Nacional em 8 anos. Em Atletismo Masculino conquista o 6º título consecutivo e em Femininos o 7º. No Hóquei em Patins, mais um duplo - Campeonato Nacional e Taça de Portugal. No Andebol, vitória na Supertaça. O Basquetebol repete a época anterior a nível nacional e na Liga dos Campeões consegue 5 vitórias.

    1994/95
    O  Benfica classifica-se em 3º lugar no Campeonato Nacional de futebol e é eliminado nos 1/4 final da Liga dos Campeões, após ter vencido o seu grupo de apuramento. Veloso termina a sua carreira. Estreiam-se o guarda-redes belga Michel Preud'homme, o brasileiro Edilson e o argentino Cannigia. O Bilhar vence o Campeonato Nacional e a Supertaça. O Hóquei em Patins vence todas as provas nacionais: Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça. No Basquetebol, o Clube vence todas as provas nacionais: Campeonato Nacional (7º consecutivo e 10º em 11 anos!), Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga, e consegue 2 vitórias na Liga dos Campeões.

    1995/96
    A equipa de futebol é vice-campeã nacional e vence a 23ª Taça de Portugal. O Atletismo Masculino vence o Campeonato Nacional de Pista. O Basquetebol é vice-campeão nacional, vencendo a Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga, obtendo 2 vitórias na Liga dos Campeões. O Andebol vence a Taça Federação. No final da época, em 05/06/1996, Manuel Damásio é reeleito Presidente da Direcção.

    1996/97
    A equipa de futebol obtém o 3º lugar no Campeonato Nacional.
    O Hóquei em Patins conquista mais um Campeonato Nacional.

    1997/98
    Nas eleições para os Orgãos Sociais realizadas em 31/10/1997, João Vale e Azevedo é eleito Presidente da Direcção, para um mandato trienal. A equipa de futebol classifica-se em 2º lugar, apurando-se para a Liga dos Campeões/UEFA. Pelo 2.º ano consecutivo, a equipa de Hóquei em Patins é Campeã Nacional.

    1998/99
    O ciclista David Plaza e a equipa de Ciclismo sagram-se vencedores da 61.ª Volta a Portugal em Bicicleta. A equipa de Futebol classifica-se em 3.º lugar no Nacional.

    1999/00
    A Equipa de Hóquei em Patins conquista a Taça de Portugal.
    A equipa de Futebol obtém o 3.º lugar no Nacional.


    retirado do site oficial do SLB

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Traffic Exchange