juntos somos mais fortes

  • Recente

    sábado, 22 de julho de 2017

    Benfica acentua hegemonia como clube mais titulado em Portugal

    Artigo interessante do Record em especial para quem diz que o Sporting ganha nas modalidades todas, excepto Futebol.... Se calhar não é bem assim.


    Tendo em conta as modalidades com mais federados e as que têm mais importância histórica, as águias têm mais de 50 títulos de vantagem para o Sporting e mais de 100 para o Porto


    Não há dúvidas que o futebol é o desporto-rei em Portugal mas a prática desportiva no nosso país vai muito para além disso. Benfica, Sporting e FC Porto são considerados os "três grandes" não só por serem potências no futebol mas também por serem emblemas centenários com um caráter eclético muito vincado. Poucos são mesmo os clubes no Mundo que se podem gabar de terem tantas modalidades em atividade como estes três, um cenário que se vê apenas repercutido em alguns países latinos e não com todas as agremiações de valia inquestionável no futebol.
    Lançando um olhar retrospetivo à história, é o Benfica o clube português com mais títulos nas modalidades mais representativas, ou seja, aquelas que têm mais atletas federados no nosso país ou que historicamente foram mais jogadas ou têm um grande peso no palmarés lusitano. Falamos primeiramente do futebol, futsal, andebol, voleibol e basquetebol, os desportos que mais federados têm em Portugal segundo dados de 2013 que constam do site PORDATA. O atletismo e o hóquei em patins são menos representativos [ver tabela abaixo] mas têm uma importância histórica imensurável no desporto nacional que leva a que seja impossível omitir os títulos conquistados nas respetivas modalidades.


    Federação Federados (números de 2013)
    Futebol* 153.462
    Andebol 46.405
    Voleibol 43.023
    Basquetebol 38.347
    Atletismo 14.991
    Patinagem** 11.807

    *) inclui o futsal **) o hóquei patins agrega a maior parte dos federados


    A temporada 2014/15 foi arrasadora para as águias a todos os níveis e só "pecou" mesmo no andebol porque, de resto, todas as modalidades de pavilhão somaram títulos para o Museu Cosme Damião a um bolo a que se junta o futebol e o atletismo. Neste último, os encarnados sagraram-se pentacampeões de pista; no basquetebol foram tetracampeões; no voleibol o tricampeonato passou a ser uma realidade; no futebol, Jesus levou os seus pupilos a um bicampeonato que não se conhecia há 31 anos; no futsal e hóquei em patins, o título nacional voltou a ser uma realidade. Mas há mais. O Benfica logrou ainda chegar a quatro dobradinhas (só faltou a do futebol) e fixou um recorde nacional ao vencer, na mesma temporada, seis campeonatos em diferentes modalidades, algo que até hoje ninguém havia conseguido.
    Em apenas uma época, o Benfica amealhou 20 títulos - distribuídos por seis modalidades - em 30 possíveis, o que representa um aproveitamento de 66,6% do mesmo. Ou seja, o emblema da Luz conquistou dois terços dos troféus que disputou. É obra!
    A distância para os rivais no somatório de todas as modalidades é agora maior. O Sporting (venceu três títulos em 2014/15) conta 283 troféus, a uns longínquos 54 dos 337 dos encarnados. Mais afastado está o FC Porto que só contabilizou ganhos no andebol (dois). Os dragões têm agora 221 troféus e estão a 116 do líder deste muito desejado ranking, o Benfica.
    De referir, por fim, que a comparação entre os três "grandes" nunca poderá ser em toda a linha porque há secções que já foram extintas pelos clubes e no caso do futsal, esta nunca existiu por parte do FC Porto. O Benfica é a única instituição que compete em todas as modalidades citadas e sempre no primeiro escalão ao contrário de leões e dragões. O Sporting não tem equipa fundada ou a mesma não disputa a primeira divisão em basquetebol e voleibol, o mesmo acontecendo para o FC Porto no caso do atletismo, basquetebol, futsal e voleibol.
    Ainda assim, é facilmente verificável que o desempenho dos verde e azuis e brancos ficou abaixo do rival da Luz. O Sporting disputou 20 provas diferentes e venceu três delas, o que representa um rácio de apenas 15 por cento de aproveitamento.

     Total de títulos
    Modalidade Benfica Sporting FC Porto
    Andebol 22 38 36
    Atletismo 72 137 2
    Basquetebol 74 13 37
    Futebol 73 42 70
    Futsal 20 22 0
    Hóquei em Patins 50 18 61
    Voleibol 26 13 15
    TOTAL 337 283 221

     

    Domínio verde lá fora

    Fora de portas, ou seja, no que respeita a títulos internacionais, a história é outra. O Sporting é o clube português mais títulos no que toca a provas conquistadas de nível europeu e mundial, tendo aumentado esse pecúlio na temporada que agora findou. Os leões de Nuno Lopes lograram alcançar a Taça CERS, em hóquei em patins, chegando ao sexto título na modalidade. No hóquei patinado nacional, é o FC Porto quem "manda" internacionalmente com sete, mais um que o Benfica, que foi apanhado pelo Sporting neste âmbito.
    Ao todo, são 23 os títulos internacionais do Sporting divididos por quatro modalidades diferentes. Em andebol, e tendo em conta os três grandes, é o clube de Alvalade o único a ter um título para mostrar: a Taça Challenge em 2009/10. Na década de 60, o canto de Morais foi suficiente para alcançar a Taça das Taças em futebol e, além dos já citados seis troféus em hóquei em patins, é o atletismo que ocupa a maior fatia do bolo de títulos internacionais: são 15 ao todo, a começar pelos 14 títulos da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Crosse até ao Campeonato da Europa de Pista, conquistado em 2000.


    Modalidade Benfica Sporting FC Porto
    Andebol 0 1 0
    Atletismo 5 15 0
    Basquetebol 1 0 0
    Futebol 3 1 7
    Futsal 1 0 0
    Hóquei em Patins 6 6 7
    Voleibol 0 0 0
    TOTAL 16 23 14


    in Record


    1 comentário:

    1. Mas continuam a insistir que são a «maior potência desportiva nacional». Que bardamerdas!

      ResponderEliminar

    Follow by Email