Benfica, FC Porto e Sporting entraram
com o pé direito na Liga NOS 2017/18. Águias, leões e dragões passaram
com distinção nos testes das duas primeiras jornadas do campeonato
português, algo que não acontecia, imagine-se, desde a longínqua
temporada de 1994/95, segundo nos revela o playmaker do zerozero.
Parece francamente improvável, mas é verdade. A última vez que os três designados grandes
não deixaram fugir pontos, em simultâneo, nas duas primeiras jornadas
da Liga, tinha acontecido numa altura em que cada vitória valia
apenas... dois pontos. A título de curiosidade, o FC Porto viria a sagrar-se campeão nesse ano sob o comando de Bobby Robson, suplantando o Sporting de Queiroz, segundo, e o Benfica de Artur Jorge, terceiro.
Continuando pela época 1994/95, os azuis e brancos venceram o Braga (2x0) e o Beira-Mar (0x2); os verde e brancos superaram o Farense (0x2) e o Belenenses (2x1) e os encarnados derrotaram o Beira-Mar (2x0) e o União da Madeira (0x2).
Depois desse período, seguiram-se 22 épocas desportivas em que pelo menos um dos três grandes do futebol português escorregou na primeira e/ou segunda jornada. Por exemplo, em 2014/15, o Sporting cedeu pontos em Coimbra logo na primeira jornada; em 15/16, nenhum dos três conquistou os três pontos na segunda jornada e em 16/17 o Benfica empatou na receção ao Vitória de Setúbal na segunda jornada.
O feito foi de novo alcançado, com o triunfo do Benfica em Chaves (1x0), em cima do apito final, depois de o FC Porto ter vencido em Tondela (0x1) e o Sporting derrotado o Vitória de Setúbal (1x0). Seferovic foi o herói encarnado e permitiu que a história se repetisse 23 anos depois.
Importante referir ainda que desde 1994/95, o FC Porto conquistou 13 títulos de campeão nacional, o Benfica seis, o Sporting dois e o Boavista um.
Sem comentários:
Enviar um comentário