quarta-feira, 19 de agosto de 2015

1ª Jornada: Benfica 4-0 Estoril


 


        































Os Golos



Comentário Rui Vitória
«Acima de tudo foi a qualidade da equipa que resolveu, sobretudo na primeira parte, a desgastar o adversário. Sabíamos que com a forma como entramos na segunda parte e com a quebra do Estoril que as coisas iriam tornar-se mais fácil.
Este é o caminho que vamos fazer. Não é com o estalar de dedos que se entra na equipa, mas com a qualidade que temos vai tornar-se mais fácil. São protótipos de jogadores, que fiquem cientes disso, mas é este o caminho.»


Análise
Júlio César (8) - Duas grandes intervenções permitiram que o Benfica chegasse ao ultimo quarto de hora com o 0-0. São com estas exibições que podemos dizer que os guarda redes também dão pontos.
Semedo (7) - Continua a surpreender o jovem lateral português. Bom jogo, melhor ofensivamente do que defensivamente. A precisar de minutos para ganhar experiência. Selou o jogo com o 4-1.
Luisão (5) - Voltou o capitão ao centro da defesa. Importante a sua voz de comando ao Nélson Semedo ou a "mandar despachar" o Victor Andrade. À semelhança da pré época falhou em alguns lances.
Lisandro (6) - Novamente titular a mostrar que pode lutar com um lugar no 11 quando Jardel estiver disponível. Boas intervenções e a tentar sair a jogar.
Eliseu (4) -  Não apareceu em jogo. A revelar a sua fraca capacidade defensiva. Quem será o titular para a esquerda?
Fejsa (4) - Ganhou o lugar ao Samaris. Mas não me pareceu superior ao que o grego fazia.
Pizzi (3) - Não conseguiu ligar os sectores. Abaixo do que nos habituou a fazer. Acabou rendido pelo Talisca.
Ola John (4) - Lento a pensar... Cada vez mais irrita o tribunal da luz. Que saudades do Salvio...
Gaitan (6) -  Duas assistências com a última a ser um passe de magia... É aguentar mais uns dias para ver se permanece no plantel.
Jonas (7) - Com um jogador ao lado, parecia outro. Dos poucos a vir atrás tentar que a bola chegasse à frente. Entra na 1ª jornada com 2 golos, já não acontecia desde 2004 com Karadas.
Mitroglou (5) - Não fez um bom jogo, teve o mérito de marcar o primeiro golo de cabeça, que acabou por desbloquear o jogo.
Talisca (4) - Entrando aos 61min tentou mexer com o meio campo. Fez um pouco melhor que Pizzi.
Victor Andrade (6) - A grande surpresa, primeiro nos convocados, depois no banco, depois a entrar para o corredor direito. Bons movimentos, rápido e acabou cruzando de primeira a cabeça de Jonas.
Gonçalo Guedes (4) - Mais uns minutos para outro jovem.

Rui Vitória (5) - A equipa continua sem conseguir convencer, faltou ligação entre sectores, jogadores abaixo do esperado e muita tensão no jogo, um deslize aqui podia levantar a contestação. Teve o mérito de acertar nas substituições, melhoram o jogo e possibilitaram que o jogo muito tremido acabasse num 4-0. Venceu na primeira jornada, algo nem sempre fácil.



segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Supertaça: Benfica 0-1 Sporting




 

O Golo



Comentário Rui Vitória
«Estamos a começar. Claro que gosto que se fale bem no início, mas prefiro que se fale bem no final. Vamos apostar no trabalho de grande envolvimento entre todos e sinto isso. No final do jogo, fiquei reconhecido por tudo aquilo que foi o apoio dos adeptos aos nossos jogadores. O caminho não vai ser fácil, mas acredito que todos juntos vamos ultrapassar os problemas. Às vezes acontecem estes percalços, mas a mim não me desvia de nada.
O onze que escolhemos foi o que entendemos que neste momento era composto pelos jogadores que podiam dar melhor resposta no contexto do jogo. Houve algumas estreias mas o caminho é este. Arriscar mas ter a noção de que os jogadores lá estão é porque trabalharam para isso. Não trabalho em mais nada a não ser no sentido de dar o melhor para a equipa e lançar quem pode dar mais lá dentro.
Foi um jogo disputado, com uma equipa melhor em determinados períodos e vice-versa. Os pormenores fizeram a diferença. Tivemos uma boa reacção ao golo do adversário...mas este é um ponto de partida. É um jogo, uma final que não ganhámos, mas a convicção é muita. Estamos a começar um longo caminho, queremos ter sucesso e se não tivemos agora vamos ter mais à frente. Este é o início de um caminho que queremos de sucesso»


Análise
Júlio César (7) - Boas intervenções, bem nas saídas a cruzamentos, leva o golo num remate que sofreu um ressalto sem qualquer culpa.
Semedo (5) - Surpresa no 11. Nem sempre bem posicionado defensivamente (lance do golo mal anulado), tentou dar profundidade pelo flanco mas sempre receoso, normal para uma estreia. Cumpriu.
Jardel (4) - Muitos erros a tentar sair a jogar, várias vezes batido pelo Slimani, parecia que era o central mais inexperiente. Não deveria estar a 100%.
Lisandro (6) - Bom jogo, inumeras dobras a colegas de setor, forte no jogo aéreo. A reclamar um lugar no 11.
Sílvio (3) -  Apagado. O amarelo cedo condicionou-o. Batido quase sempre por Carrillo.
Fejsa (4) - Mal fisicamente, não foi capaz de pressionar, pouca intensidade de jogo e com passes errados em zona central.
Samaris (3) - Jogou a "8" e não foi capaz de ter bola, de construir jogo. Muita precipitação. Ainda não tem automatismos para jogar com o Fejsa atrás.
Ola John (5) - Algumas iniciativas no 1 para 1, cruzamentos, mas continua lento a pensar.
Gaitan (4) -  Na 2ªparte tentou mexer com o jogo, ainda foi carregado para penalti, mas pouco perigo criou.
Talisca (2) - Praticamente não esteve em campo. Onde está o Talisca no inicio da época passada?
Jonas (4) - Sozinho, entregue à defesa adversária sem apoios. Teve apenas um lance de cabeça que falhou o alvo. Apareceu por vezes em zonas mais recuadas para ter bola.
Pizzi (5) - Entrou bem, o jogo ofensivo do Benfica começou a aparecer, mais bola, mais posse. Bom na entrega.
Mitroglou (3) - Corpo estranho para a equipa e uma equipa estranha para ele. Tem 2 treinos...
Gonçalo Guedes (4) - Rápido, teve atitude competitiva nos poucos minutos que lhe deram.

Rui Vitória (4) - Continua a tentar montar o "seu" 4-2-3-1 ao qual a equipa ainda não está totalmente assimilada. O tempo vai começando a escassear. Colocou 6 jogadores que não eram titulares na época (talvez querendo se desmarcar da ideia da equipa feita pelo Jesus), arriscou no jovem Semedo, tentou ganhar o meio campo com Fejsa e Samaris (não resultou) e deixou Jonas sozinho na frente.

O plantel não está fechado, ainda vem aí Jimenez, um lateral e talvez um extremo, faltou hoje Luisão, Carcela e Mitroglou acabou de chegar. Vamos ver se é desta que entramos bem no campeonato.


sábado, 8 de agosto de 2015

Supertaça Candido de Oliveira





É amanha que se inicia a época 2015/16, com um derby dos 2 maiores clubes de Lisboa para disputar a Supertaça. Algo que só aconteceu por 2 vezes (em 1980 e 1987) quando ainda se disputava a final a duas mãos, desses embates resultou uma vitória para cada lado.
Agora que terminou a pré época vamos lá começar os jogos oficiais com uma vitória e trazer um troféu escasso no museu da luz.

Jogos entre Benfica e Sporting na supertaça
1980
Sporting 2-2 Benfica  (Rui Jordão 2; Carlos Manuel, César)
Benfica 2-1 Sporting (Nené, Vital; Rui Jordão)

1987
Benfica 0-3 Sporting (Edmundo pb, Silvinho, Paulinho Cascavel)
Sporting 1-0 Benfica (Silvinho)

Onzes Prováveis
Benfica: Julio Cesar, Silvio, Luisão, Lisandro, Eliseu, Fejsa, Samaris, Gaitan, Talisca, Carcela, Jonas
Sporting: Rui Patricio, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson, Adrien, João Mário, Bryan Ruiz, Carrilo, Slimani, Montero

Titulos
Porto 20
Sporting 7
Benfica 5
Boavista 3
Guimarães 1

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Resumo Pré Época


Resultados
Monterrey 0-3
América 0-0 (4-3) gp
NY Red Bulls 1-2
Fiorentina 0-0 (4-5) gp
PSG 2-3