quarta-feira, 30 de junho de 2010

Análise - Dia #19






Paraguai - Japão

Destaques
- Paraguai faz história. Pela primeira vez qualificação-se para os quartos de final, apesar de não terem marcado golos no oitavos.
- 100% de concretização. Os paraguaios não falharam nenhuma penalidade.
- Jogo aborrecido. De entre os jogos dos oitavos de final, este foi o menos empolgante.


O Melhor
Paraguai. A selecção de Martino chegou pela primeira vez num Campeonato do Mundo aos 4ºFinal.


O Pior
Nenhum golo. Nenhuma selecção conseguiu marcar nem nos 90 minutos nem no prolongamento.



Espanha - Portugal

Destaques
- Villa, a referência no ataque espanhol dos últimos anos coloca-os nos 4ºFinal.
- Meio campo espanhol muito forte, obrigou Portugal a recuar e a jogar metido no seu meio campo defensivo
- Substituições portuguesas. Difícil de perceber a saída de Hugo Almeida e Simão, e Queirós voltou a apostar em Ricardo Costa a lateral direito.


O Melhor
Eduardo. Fez uma mão cheia de defesas evitando 
o golo por várias ocasiões, foi o melhor em campo.


O Pior
Incapacidade de Portugal construir jogo. Faltou a Portugal trocar a bola no processo ofensivo, quando saia para o ataque era sempre aos repelões com pouca gente.



8 Final
Ao 19º dia Portugal termina a sua 5ª participação em Mundiais eliminado pela Campeã da Europa. Foi um Campeonato do Mundo onde cumpriu os mínimos exigíveis chegando aos oitavos de final. Temos que reconhecer que a Espanha é mais forte, principalmente o meio campo (Busquets, Alonso, Xavi, Iniesta), é uma candidata ao título mundial. Podíamos ter tido a sorte de um dos lances em que chegamos lá à frente e marcar, depois o jogo seria diferente, mas também se não fosse o Eduardo podíamos ter saído de África com o "saco cheio".

Análise - Dia #18




Holanda - Eslováquia

Destaques
- Os mesmos de sempre. Robben numa jogada da direita para dentro num momento de inspiração e Sneijder sentenciaram o jogo.
- Aproveitamento. A Eslováquia dispôs de algumas ocasiões claras de golo, mas falhou. Perante a Itália aproveitou bem as oportunidades e o resultado foi distinto. 
- Mutuo conformismo. A Holanda se conformou com a vantagem mínima e a Eslováquia não arriscou até aos últimos 20 minutos. Acabou por empobrecer o espectáculo.


O Melhor
O poder de decisão de Robben. Precisou de um passe em profundidade para desmantelar toda a defesa eslovaca e marcar o 1º golo.


O Pior
A apatia depois do golo. A Holanda optou por contemporizar e tornou-se numa equipa vulgar contra a Eslováquia inofensiva durante grande parte do jogo.


Brasil - Chile

Destaques
- O primeiro golo. O Chile foi conseguiu ser oposição enquanto o resultado esteve empatado a 0, depois foi desaparecendo.
- Matador Fabiano. Teve uma oportunidade e não perdoou, depois de uma boa jogada com Robinho e Kaká.
- Fortaleza defensiva. O Brasil também sabe defender e muito bem, até porque tem um grande guarda redes.


O Melhor
A jogada do 2-0. Fantástica. Começou em Robinho e culminou em Luis Fabiano com um grande passe de Kaká.


O Pior
Amarelo a Ramires. Fez um bom jogo e esteve na jogada do 3-0, mas viu um amarelo que o impede de jogar frente à Holanda.



8 Final
Terceiro dia de oitavos de final, onde os favoritos vencem. Holanda e Brasil cumprem as suas obrigações e vão agora medir forças na próxima ronda.